O Ponto de Cultura Comunidade Capoeira, em Simplício Mendes/PI, sediou entre os dias 5 e 7 de fevereiro a 3ª Oficina de Formação, promovida pelo Pontão de Cultura "Cultura ao Alcance de Todos". O evento reuniu atividades voltadas para Teatro, Audiovisual, Artesanato e Cultura Popular, Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, Capoeira e a valorização da diversidade cultural.
A iniciativa reafirma o compromisso com a inclusão e o fortalecimento da cultura como ferramenta de transformação social. Durante a oficina, participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências, aprimorar conhecimentos e fortalecer laços culturais dentro da comunidade.
O evento contou com a presença de importantes nomes da cena cultural. Para César Crispim, diretor do Grupo Escalet de Teatro de Floriano e Coordenador Geral do Pontão de Cultura "Cultura ao Alcance de Todos", a oficina desempenha um papel essencial na formação cultural e social: "A cultura é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento humano e social. A oficina permite a troca de saberes entre diferentes expressões artísticas e reforça a importância da valorização das tradições culturais populares."
Mestrando Pardal, coordenador do Ponto de Cultura Comunidade Capoeira, ressaltou a importância da capoeira e da diversidade cultural no evento: "A capoeira representa resistência, ancestralidade e inclusão. Realizar essa oficina em nosso espaço é um marco, pois fortalece a cultura local e amplia as oportunidades para novas gerações conhecerem e se apropriarem de sua identidade cultural."
A 3ª Oficina de Formação foi contemplada pelo EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA MINC - Nº 9, DE 31 DE AGOSTO DE 2023, CULTURA VIVA - FOMENTO A PONTÕES DE CULTURA - A POLÍTICA DE BASE COMUNITÁRIA RECONSTRUINDO O BRASIL. O evento recebeu apoio e financiamento do Governo Federal - Ministério da Cultura, além do incentivo da Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural, do programa Cultura Viva, e das instituições parceiras Grupo Escalet de Teatro de Floriano, Ponto de Cultura Comunidade Capoeira e do Pontão de Cultura "Cultura ao Alcance de Todos".
A programação foi realizada no Auditório Iolanda Araújo Brito e se consolidou como um momento de aprendizado, valorização das raízes culturais e fortalecimento do laço entre os fazedores de cultura da região.