Na noite desta quinta-feira (20), o economista e escritor simplíciomendense Dr. Felipe Mendes tomou posse como membro da Academia Piauiense de Cultura (APC). A solenidade ocorreu no Theatro 4 de Setembro, em Teresina, e reuniu autoridades, intelectuais e admiradores da cultura piauiense.
O evento contou com apresentações culturais, incluindo música e recital de poesias. Na ocasião, também foi lançada a revista PELEJA, que traz um artigo de autoria de Felipe Mendes, intitulado "Cultura e Desenvolvimento: Observações sobre o Piauí".
Dr. Felipe Mendes possui uma trajetória marcante. Economista e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, foi deputado federal por três mandatos (1987-1999) e vice-governador do Piauí (2001-2002). Além disso, ocupou cargos de gestão estadual e federal, e sempre esteve ligado à produção intelectual, seja como professor, escritor ou fotógrafo. Desde 2018, é membro da Academia Piauiense de Letras (APL), e agora amplia sua atuação no cenário cultural ao integrar também a APC.
Vale destacar que, quando deputado federal, Felipe Mendes foi responsável por viabilizar a concessão da Rádio Mafrense AM para Simplício Mendes, fortalecendo a comunicação na região.
Com a posse de Felipe Mendes, Simplício Mendes reafirma sua representatividade em academias piauienses. Outros filhos ilustres da cidade também ocupam cadeiras de destaque:
Anchieta Mendes – Academia de Belas Artes de Floriano e Academia Parnaibana de Letras
Felipe Mendes – Academia Piauiense de Letras e Academia Piauiense de Cultura
José Mendes de Sousa Moura – Academia Piauiense de Engenharia
A posse de Dr. Felipe Mendes na Academia Piauiense de Cultura reforça o reconhecimento de sua contribuição intelectual e sua dedicação ao desenvolvimento do Piauí.